4 de março de 2009

Nova Turma: SOS Ansiedade


Um ataque de pânico, também conhecido como crise de pânico ou crise de ansiedade, é um período de intenso medo ou desconforto, tipicamente abrupto.
.
Os sintomas variam de pessoa para pessoa e incluem tremores, calafrios ou ondas de calor, dificuldade respiratória ou sensação de estar a sufocar, palpitações ou ritmo cardíaco acelerado, náuseas, sensação de instabilidade (tipo vertigem), sensação de irrealidade, estranheza ou separação do meio envolvente, formigueiros, dor no peito. Muitos relatam medo de morrer ou um "estado de loucura": uma perda de controle das emoções e do comportamento.
.
A desordem difere de outros tipos de ansiedade, na medida em que o ataque de pânico acontece de forma súbita, repentina, parece não ter sido provocado, é geralmente incapacitante e tem tendência a repetir-se com o tempo.
.
Como os ataques de pânico se produzem, frequentemente, de modo inesperado ou sem razão aparente, muitas vezes, as pessoas que os manifestam, preocupam-se antecipadamente com a possibilidade de sofrê-los de novo (uma situação conhecida como ansiedade antecipatória) e evitam os lugares onde sofreram ataques anteriormente. A pessoa pode chegar a enclausurar-se no seu próprio domicílio ou a pedir a presença constante de alguám de modo a sentir-se mais protegida.
.
Como os sintomas de um ataque de pânico implicam muitos órgãos vitais, as pessoas muitas vezes preocupam-se pensando que sofrem de um problema do coração, dos pulmões ou do cérebro e procuram a ajuda de algum médico ou dirigem-se a um serviço de urgência. A ajuda de um psicólogo é também muito requisitada. Tudo isto é válido e muitas vezes é o suficiente para a pessoa se sentir tratada. Quando isso não acontece, existe a sofrologia.
.
Eu sou exemplo disso. E é por essa razão que hoje sou sofróloga. Nem que seja por uma pessoa, já valeu a pena ter feito esta escolha. Quem já vivenciou este estado de angústia aguda sabe do que falo. É fundamental saber que alguém se curou e que há esperança. É essencial voltar a resgatar a confiança no próprio corpo e acreditar que a tranquilidade pode voltar a visitar os nossos dias. E para isso é preciso querer a cura, disponibilidade para praticar os exercícios propostos e muita coragem e determinação.
.
As inscrições estão abertas. Será efectuada uma consulta prévia para efeitos de admissão.
.
SOS Ansiedade: às 5ª feiras, das 20h30 às 21h45, com a duração de 2 meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário