21 de outubro de 2008

NAMASTÊ


A palavra NAMASTÊ é um cumprimento em sânscrito que literalmente significa "curvo-me perante a tua pessoa". Expressa um grande sentimento de respeito. Invoca a percepção de que todos nós compartilhamos da mesma energia, do mesmo universo e que de algum modo estamos todos interligados.

A Luz que brilha em mim, saúda a Luz que brilha em ti.
O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em ti.
A Essência que reconheço em mim saúda a Essência que reconheço em ti.

NAMASTÊ possui uma força pacificadora muito intensa.

Podemos até nem pronunciar a palavra Namastê e, ao invés disso, podemos juntar as mãos em Anjali Mudra (que consiste no simples acto de pressionar as palmas das mãos entre si, em frente ao coração, com os polegares a tocar o osso externo e os outros quatro dedos a apontar para cima, na direcção do céu, a chamada posição das mãos em oração), associando um leve inclinar da cabeça para a frente, por vezes com os olhos fechados.
Tudo isto para honrar a divindade que está à nossa frente.

Uma curiosidade: os 5 dedos da mão esquerda representam os 5 sentidos do coração. Os 5 dedos da mão direita representam os 5 órgãos da razão. Significa então que mente e coração devem estar em harmonia para que o nosso pensar e agir estejam de acordo com a Verdade. Também simboliza o reconhecimento da dualidade no mundo e a união das polaridades esquerda e direita, o bem e o mal, e sugere um esforço da nossa parte para manter essas duas forças unidas em equilíbrio.

Em síntese, Namastê traz o Sagrado para dentro de cada ser humano, afirmando que Deus não está no céu, ou num templo, ou na Natureza e que Deus está em tudo, em cada um de nós. O desafio está em nos relembrarmo-nos disto mesmo!...

Namastê!

1 comentário: